Pedras Rolantes

"A vida é aquilo que acontece enquanto estás demasiado ocupado a fazer outros planos" John Lennon



"You can't always get what you want, but sometimes, yeah just sometimes, you can get what you need" The Rolling Stones



terça-feira, setembro 06, 2005

04.09.2005 - Beslan, algures na Ossétia do Norte

Aconteceu no ano passado, mais ou menos por esta altura, num sítio que eu nem sabia existir.
Aparentemente era a festa de reinício do ano lectivo, que rapidamente descambou em crise com muitas crianças reféns e a característica falta de tacto de Putin posta em causa. Lembro-me de terem dito que o negociador era o mesmo do teatro de Moscovo (que acabou extremamente bem, sobretudo em número de almas penadas). E pasme-se, o negociador é (ou diz que é médico); deve ser da safra do Mengele.
Obviamente, nós, as almas "ocidentais" e "desenvolvidas", estávamos a ver quando é que aquilo ia acabar mal, sentados no sofá, à frente da televisão, por volta das 20h. Não dava nada. Crianças e adultos semi-nus, com fome, sede e medo, sem saberem exactamente porquê eles.
É a triste verdade do terrorismo moderno: é bruto, inesperado, estúpido, não escolhe, mata (convém ser em quantidade e em estilo, de preferência televisivo); é cínico e fundamentalista, com o objectivo de nos tornar a todos ovelhas aterrorizadas acéfalas que prescindam dos seus direitos de cidadania a favor de protecção.
Por isso não me choca que os principais grupos terroristas sejam comandados ou estejam associados aos manda-chuvas do momento - já que não nos convencem pela inteligência e argumentação (mas sim pela sua falta), convencem-nos pelo medo.
Vi adultos a chorar com crianças de cuecas ao colo; aparentemente, os disparos começaram, não se sabe ainda hoje porquê, nem quem disparou primeiro.
Beslan vai diluir-se, não no fundo do mar de Behring, mas na indiferença e na apatia dos tribunais.
Nunca haverá culpados por apontar metralhadoras a crianças da 1ª classe.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...