Pedras Rolantes

"A vida é aquilo que acontece enquanto estás demasiado ocupado a fazer outros planos" John Lennon



"You can't always get what you want, but sometimes, yeah just sometimes, you can get what you need" The Rolling Stones



quarta-feira, setembro 28, 2005

27.09.2005 - Batman Begins - original motion picture soundtrack

Tudo em Batman Begins é diferente do normal, a começar pelo filme; isso será tema para outra conversa.
As boas músicas de cinema costumam cativar-me na hora, não é só a Amélie, o Fala com Ela e o De-Lovely porque são êxitos de vendas cá fora. Aliás De-Lovely esteve para aí 2 semanas nas salas e sinceramente não merecia. A música ainda menos.
Na hora, geralmente, conheço logo o estilo: John Williams, Thomas Newman, James Newton Howard, Harry Gregson-Williams, Hans Zimmer, Rachel Portman, até Alejandro Amenabar.
Infelizmente, sai-se do filme depois de ouvir bem os genéricos até ao fim e nos impregnarmos daquele sentimento, e geralmente o CD não existe ou custa para cima de 20 euros. Se isto é elitismo, vou ali e dou uma volta.
Com Batman Begins, aconteceu que me abasteci no amazon britânico, que para CDs/DVDs chega a sair mais barato que cá com portes e tudo.
Gostei porque percebi que a música era atípica, reconhecia estilos que não sabia quais e via asas de morcego a voar. Pelo que sei, não é frequente dois compositores associarem-se, e o CD não explica se há faixas de cada um, pelo que se presume que as 12 faixas foram trabalhadas em conjunto.
Hans Zimmer e James Newton Howard, o wagneriano neo-clássico (Batman, o herói) e o spooky neo-romântico (Bruce Wayne, o rapaz com medo). Misturam-se e entranham-se.
Nos temas de força (e estaleca) do herói, advinha-se a valsa e o render do gladiador, junto com um tema de fundo em violino que noutras faixas salta cá para fora e balança calmas dissonâncias. Claramente, trata-se de uma dualidade de caracteres a espelhar na personagem muito bem conseguida.
Todas as faixas têm crípticos nomes em latim ou latinizados (serão nomes taxonómicos de géneros de morcegos?). Mistério. Adoro. O primeiro e último som que se ouve é o bater de asas do morcego...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...