Pedras Rolantes

"A vida é aquilo que acontece enquanto estás demasiado ocupado a fazer outros planos" John Lennon



"You can't always get what you want, but sometimes, yeah just sometimes, you can get what you need" The Rolling Stones



quarta-feira, setembro 24, 2008

e porquê este poema ?

Como todas as pessoas de que me lembro, na altura, vi várias vezes Il Postino, o Carteiro de Pablo Neruda, no cinema Mundial. Toma liberdades em relação ao livro (que só lhe ficam bem) e para além de tudo o resto, a música (do chileno condizente Luiz Bacalov) também é um primor.
O CD trás como bónus a leitura de poemas por pessoas mais ou menos conhecidas, Julia Roberts, Glenn Close, Ralph Fiennes (sendo que este último podia recitar a lista telefónica da frente para trás e de trás para a frente, que eu não me incomodava minimamente), Sting, Andy Garcia (com o seu cubano accent), entre outros, e Madonna, que leu precisamente este, "If you forget me".
Descobri aí para o you tube que ela até fez uma espécie de vídeo, simultaneamente tiques de diva, actriz e leitora de poemas. Mas a dicção é boa, o poema está bem lido. Levei vários para as aulas interactivas do Cambridge (o mais dificil é a língua falada). E cá ficou. Tanto que não resisti a umas modificaçõeszinhas "my love feeds on your love beloved", o meu amor do teu amor se nutre? é pouco! Feeds, alimenta, suga, como o suco da vida.
É isso que gosto em Neruda, não é um homem de meias tintas, pode contemplar o deserto de Atacama ou o mar na Isla Negra, mas vem-lhe sempre uma imagem, uma fruta à cabeça, um nervo, um lata.
Sim uma lata, se te fores embora eu parto logo no caminho contrário, mas oh se não fores... Pablito, quem não te conhecer, que te compre... con el sangre del mio sangre, con el sangre de mi corazón.


para Massimo Troisi e Philippe Noiret, estrelas já maiores que as outras.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...