Pedras Rolantes

"A vida é aquilo que acontece enquanto estás demasiado ocupado a fazer outros planos" John Lennon



"You can't always get what you want, but sometimes, yeah just sometimes, you can get what you need" The Rolling Stones



segunda-feira, novembro 03, 2008

Muda de Vida (2) - 31/10/2008, a outra noite


Este ano tive em termos musicais várias agradáveis surpresas. Sendo mais correcta, o meu ouvido começou a tornar-se mais curioso no ano passado depois de ter ouvido o Mário Laginha e o Bernardo Sassetti numa ménage à deux no CCB tocando "Grândolas", variações sobre temas de Zeca Afonso. E o meu coração abriu-se para o jazz (dito"moderno") português e não só.
Sim, porque para o Zeca nunca esteve fechado, é como se fosse daquelas pessoas património cultural que nasce com a gente.
No princípio deste ano o Jorge Palma deu um concerto no CCB. Confesso que só daquelas pessoas que o apanhou de fugida no "Deixa-me rir", "Frágil" e "Bairro do Amor", é claro e depois no super êxito agora encostado ao BCP (shame on you, Jorge).
Com timbres completamente diversos, conhecendo eu relativamente pouco dos respectivos reportórios, sempre achei que o Palma tinha um timbre mais bonito, uma voz particular (especialmente quando sóbrio), mas que ambos cantavam canções com mais letra que música.
Já não acho tanto isso do Jorge Palma, ele habituou-se a meter as sílabas todas lá dentro com mel (como os Toranja), assim como também saiu das cantigas alternativas directamente para a RFM e para concertos cheios de tios e tias, primos e primas que passaram a ser a sua falange de apoio, entre outros fãs mais antigos que se sentiram invadidos pela VIP.
O José Mário Branco sempre foi radicalmente do contra, pelo menos é essa a ideia que eu tenho. Não obsta, tem uma formação musical fascinante (os dois, o Tio Jorge e o Tio Zé, afirmam que vão "beber" a inspiração a Brecht e Weil) e um dó de peito escondido naquele corpo extremamente franzino.
Bem, sexta feira foi um dia diferente "mudam-se os tempos mudam-se as vontades", "eu vim de longe" e uma colaboração estreita com o Zeca, Adriano, Janita, Vitorino, Fausto, Zé Barata Moura (ex-Magnífico Reitor da Clássica e do Fungagá da Bicharada)e mais alguns cujo nome agora não me recordo (ei, já não nasci no tempo do outro sr, nasci no tempo dos PRECs de 30 em 30 anos).
Ah, mas foi muito melhor, era ele, mais a "falange" do piano/acordeão, percussão contrabaixo e sopros, a "falange" do quarteto de cordas (a nossa "Jota", como ele lhe chamou), e a "falange" excepcional dos Gaiteiros de Lisboa (muito melhores do que em disco), na formação dos quais ele também participou. Pelos vistos o ZMB participou em muita coisa. Eles têm umas vozes, uma percussão, e já agora, umas gaitas (e outras coisas estranhas também) excepcionais.
Cantou coisas antigas e modernas, com uma roupagem clássica e tradicional muito bem conseguida e chegou á conclusão (realmente difícil) que as canções que valiam há 30 anos valem o mesmo agora, e em 3 tempos "Muda de Vida", porque este mundo está todo ao contrário (etc, acaba sempre por acertar nas razões com algum humor), "é preciso mudar o pensamento". É como acaba. Finalmente sugerem alguma coisa os ditos "intelectuais de esquerda", mudar o pensamento, aí está um começo.
O ministro da Cultura estava lá e não foi enforcado, embora fosse das 3 únicas pessoas com gravata. Parece que as pessoas fizeram de propósito para ir mal vestidas (não serem reconhecidas ou fingirem que são mesmo assim?).
Não sendo apologista da canção com finalidade política pura (e religiosa ainda menos cruz credo!), achei que o ZMB pode ter cor, mas antes de mais é músico, é poeta e tem esperança. E tudo isso lhe chega.
PS: Depois do concerto fui-me meter virtualmente nos cds - népias, népias népias.You tube grandes porcarias...hmmmm lápis azul ou falta de fundos? Gaiteiros idem.
Deixo um link para o post abaixo (Noite, de ZMB, que não se pode trazer para aqui #$%%&%$#) e uma canção de Natal Alentejana que os Gaiteiros cantaram, que está toda a preto. Toca a descobri-los.

A Noite:  http://br.youtube.com/watch?v=qqTlE2sejO
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...