Pedras Rolantes

"A vida é aquilo que acontece enquanto estás demasiado ocupado a fazer outros planos" John Lennon



"You can't always get what you want, but sometimes, yeah just sometimes, you can get what you need" The Rolling Stones



segunda-feira, dezembro 01, 2008

a tradição já não é o que era...


É dia 1 de Dezembro, porque sim. Não tem nada a ver com a restauração da independência ou algumas defenestrações ocorridas na altura. Há 34 anos (embora não possa afiançar se aos meus 3 meses foi tal e qual assim, tenho um alto grau de suspeita) que a árvore de Natal, presépio e enfeites caseiros têm data marcada. Nem um dia antes, nem um dia depois.
Sempre fui deslumbrada por árvores de Natal e presépios. Depois de passar anos a vê-los crescer e a dar uma mãozinha, passei a responsável pelo ritual da árvore, luzes, enfeites, fitas, presépio iluminado, com pastores e reis magos (siri-ai-ai-iupi-iupi-ai) que se iam aproximando da manjedoura.
Um ano houve em que a nossa arrecadação foi arrombada, roubaram a minha bicicleta, a árvore, presépio e enfeites todos. A bicicleta nunca apareceu. Entretanto, como plano de contigência, vimos por nós próprias como os enfeites tinham encarecido e as figuras do presépio tinham ficado discretamente rudes e feias, quando não em plástico.
Natais foram e Natais vieram. Desde há 5 anos passaram a ser celebrados na minha casa, primeiro porque havia mais espaço, depois porque a minha avó morreu e nenhuma de nós tinha grande vontade de ser efusiva. Mas estabeleceu-se, dia 1, minha casa, muito brio em pequenas doses. Somos uma micro-família, mas fazer a árvore e viver o verdadeiro Natal que não se pássa no centro comercial, mas está where the heart is faz bem e ilumina. Muito mais que as LEDs da cidade, por muito menos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...