Pedras Rolantes

"A vida é aquilo que acontece enquanto estás demasiado ocupado a fazer outros planos" John Lennon



"You can't always get what you want, but sometimes, yeah just sometimes, you can get what you need" The Rolling Stones



terça-feira, janeiro 20, 2009

"ajuda clínica especializada" (marca registada)


Há pouco tempo, a tempestade no meu copo de água transformou-se em ciclone grau 4/5 (já que me parece inadequado nesta altura do ano falar em tempestade tropical).
Quando parecia que tudo o que podia acontecer de mau, estúpido e ridículo numa vida num curto período de tempo podia acontecer, com grande alegria para a minha pessoa, que ainda não decidiu se continua a mirrar, entra na door on the floor, mete-se no buraco e deita fora a chave, ou pelo contrário, se dá um passo em frente, mas em que frente, em quantas frentes, em todas as frentes, subitamente vendo-se inundada de frentes e de faltas e de promessas e começa a afundar, veio um bocadinho de crême de la crême.
Frase demasiado grande, eu sei. Eu sou assim e nasci no mesmo dia do Jorge Sampaio. Também faço associações de ideias rápidas, ás vezes, menos quando é preciso. Sobretudo, penso em tudo ao mesmo tempo e quando em sobrecarga de tensão, continuo até saltarem os fusíveis e fundir o circuito e continuar o que resta, queimado, afogado, material perecível.
De entre os meus imensos defeitos tenho um fulcral. Alimento-me de pessoas, quer isto dizer, vivo em função das pessoas. Aquela situação da ilha deserta comigo não funcionava - sou incapaz de estar deserta de pessoas. É ao mesmo tempo um estratagema para lidar com a timidez e estava a correr tão bem desde que desemburrei aí há uma década e tal e comecei a relacionar-me com doentes.
Escolhi uma especialidade difícil, que me obrigou a interagir com cuidado com doentes e familiares - é sempre a mesma coisa, é preciso ouvi-los, ao ouvi-los, percebemos como eles são e o que esperam de nós. Depois podemos falar, como iguais.
Assim, quando a função pública me disse adeus, comecei a compreender outra "população", de pessoas autónomas com alguns problemas de saúde mais ou menos graves. E uma interacção muito mais compensadora.
Acontece com médicos, psiquiatras e psicólogos com frequência a transferência e a contra-transferência, os doentes projectam no médico a pessoa que eles querem que ele seja, ou até a si próprios, e na contra-transferência, retiram qualidades que vêm nos cuidadores para si próprios.
Numa sociedade onde uma consulta médica, ou um acto médico é considerado um serviço abaixo de cão, ninguém se lembra disto. Mas numa boa relação médico/doente, num bom acordo terapêutico, há sempre um grau de compromisso.
Acrescente-se que há uns meses, algumas pessoas comentavam "está mais magra, está com o cabelo bonito, está feliz", como agora comentam "está tão triste, está tão magra, não está bem de saúde?", e isto são perguntas ou comentários de quem se interessa, porque quem não se interessa não vê nem comenta.
A pièce de résistance veio há pouco tempo, com uma senhora que tem uma doença relativamente grave, para toda a vida, mas controlada; nesse dia eu tinha um cartão de Natal para lhe dar, falámos sobre ela e sobre o mundo (até agora considerava-a uma doente "especial", porque sei que tem problemas difíceis e um marido com uma doença desabilitante que a faz refugiar-se demais no trabalho), da parte médica tudo bem. Da parte "está tão triste, tão desanimada" também o costume e a minha resposta do costume.
A senhora é um alto quadro duma corporate business qualquer, até tem carro com sensor de estacionamento ("mas é só no da empresa"). Não sei porquê, os corporate business fecharam-se naquela do "está tudo bem, é só de passagem, vejam as flores lala" autista, porque no dia a seguir podem ser eles a não estar lá. Falo disto, porque me pareceu que a senhora estava radiante de espírito corporate business (e às vezes nem por isso) e no meio de uma frase qualquer acerca do mundo, ou da minha escrita, saiu-se com "e não acha que precisa de Ajuda Clínica Especializada (marca registada)?". Confesso que foi assim tão à queima roupa ou me apanhou no fundo da minha relação com ela, em que não vi nada mais a não ser uma filha surrogate a quem ela também quer bem.Tanto que lhe respondi normalmente "não me parece" e continuámos.
Mas vim para casa e pensei e pensei e pensei e a formiga crackou a engrenagem. Eu tenho uma doente que muito estimo que achou que eu precisava de "ACE" = psiquiatra, psicólogo, Ajuda Clínica ao Toutiço Especializada! Meu Deus! Como é que pode haver relação clínica depois disto? Como é que não posso destilar o fel, como é que não vi a ameaça? Porque é uma ameaça à nossa relação clínica e tem que ser esclarecida. Uma médica que precisa de psiquiatra não pode comprometer-se a tratar pessoas com doenças auto-imunes graves. O que é que ela estava a pensar e onde tinha eu a cabeça. Os meus direitos começam onde acabam os dos outros. Foi demais.
E foi tão demais que tenho medo que toda a gente veja uma necessidade de "ACE" a passar em vez de mim, uma pessoa triste e com frio, que só precisava de conversar.
E assim mirro e gelo, só um pouco mais.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...