Pedras Rolantes

"A vida é aquilo que acontece enquanto estás demasiado ocupado a fazer outros planos" John Lennon



"You can't always get what you want, but sometimes, yeah just sometimes, you can get what you need" The Rolling Stones



quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Efeméride d+182,5 (entre hoje e amanhã)

Waiting (reprise) - Here I am (Listen without prejudice, vol1)
1990

O meu padrinho deu-me este álbum, na altura, LP, acabadinho de sair, fresquíssimo, nos meus anos. Nem eu sabia se ia gostar dele, porque ainda não tinha ouvido nenhuma faixa na rádio. Não havia FNAC, havia Valentins de Carvalho (ainda) garbosas, como no CC Alvalade (tudo isto uma sombra, veja-se, com 18 anos e meio). Ainda havia casas com animais nos centros comerciais, há muito tempo que foram desratizados, desgatizados, rentokill etc. No living being. Il mundo gira.

Não sei bem a que propósito veio esta introdução, acho que simplesmente me lembrei de ver vida nas pessoas e nas ruas quando era pequena, que manifestamente se retirou e desapareceu. Um à parte. Fiquei surpreendida, porque o meu padrinho não me costumava dar discos, mas prendas dos sítios onde ia de viagem "antes que destruíssem o que restava de África" e muito mais. Daí a minha pedinchice crónica sobre terras distantes (ie, que não a nossa).
Sendo a música uma coisa de que sempre gostei, acho que foi um tiro no escuro. Ele não sabia do que é que eu gostava, sem ser clássica, que é ao mesmo tempo sempre mais fácil e mais difícil, enquanto que acertar na pop é manifestamente mais difícil; podemos gostar de quem canta, mas não gostarmos do disco. Mas acertou tanto na mouche, é um dos discos de que gosto mais - e há coisas do George Michael que gosto e outras que nem por isso. Esta é das primeiras. Gosto de todas as faixas.

Neste post há várias mensagens que não estão sublinhadas. Não é uma comemoração. Não é dar açúcar às formigas desta vez. É pôr a insignificância de uma formiga em cima de um formigueiro rival. É reduzir assuntos á sua insignificância - que por vezes demora tanto a ruminar. Há assuntos insignificantes que tomam a forma de uma montanha.
Somos nós que complicamos porque sentimos uma compulsão de complicar? Sim. Porque sentimos culpa? Sim. Porque sabemos que o dia de ontem não se muda? Sim. Mas hoje é feito por nós, e o amanhã, enquanto cá andarmos, também. Não há tempo para mesquinhezas, há tempo para acordar. Ninguém vive uma vida inteira a uma distância razoável do mundo só porque o mundo é aborrecido. O mundo é aborrecido. Somos nós que o fazemos. O mundo é incerto. Somos nós os descrentes. O mundo é injusto. O mundo é injusto? Então vai-lhe á cara. O mundo merece que lhe vás à cara. O mundo pede até.

Em psicoterapia já ouvi dizer "não podemos ter a veleidade de querer ter sempre a última palavra". Não OK. Há tantos conselhos que são treta. Se não pudermos partir do princípio da igualdade, estamos a diminuir-nos. Eu já me diminui muito, aos meus próprios olhos. Estou sempre a mirar e a remirar a ver quantas saídas são possíveis mas, e então quando sou eu posta fora (situação algo recorrente nestes dois anos, óptima para o ego)? Quando o que tinha por certo deixa de fazer sentido, porque simplesmente deixou de existir? Quem pensa e se vergasta demais também acaba por ter boas ideias quando acorda. Existir. Resistir. Construir. Lutar.
Uns dias menos, outros mais, here I am.

Well there ain't no point in moving on
Until you've got somewhere to go
And the road that I have walked upon
Well it filled my pockets
And emptied out my soul
All those insecurities
That have held me down for so long
I can't say I've found a cure for these
But at least I know them
So they're not so strong
You look for your dreams in heaven
But what the hell are you supposed to do
When they come true?
Well there's one year of my life in these songs
And some of them are about you
Now I know there's no way I can write those wrongs
Believe me
I would not lie you've hurt my pride
And I guess there's a road without you
But you once said
There's a way back for every man
So here I am
Don't people change, here I am
Is it too late to try again
Here I am.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...