Pedras Rolantes

"A vida é aquilo que acontece enquanto estás demasiado ocupado a fazer outros planos" John Lennon



"You can't always get what you want, but sometimes, yeah just sometimes, you can get what you need" The Rolling Stones



domingo, fevereiro 22, 2009

Um pequeno terror diurno

Igudesman & Joo / A Little Nightmare Music
21/02/2009 CCB
Que o poder do You Tube não seja desprezado! De facto, até os próprios músicos fazem referência no seu site aos milhões de pessoas que os conheceram e riram a bom rir através do You Tube.
Não se pode dizer que a única coisa que partilham com a música clássica sejam os fraques white tie e os instrumentos. Eles têm formação clássica e trabalharam reportório clássico antes de lhes dar este vipe. O que me faz lembrar os grandes patinadores no gelo quando lhes dá para fazer disparates depois de um triplo axel, porque está mesmo no programa. Condição essencial, não estar em competição.
Um pequeno pesadelo nocturno é um trocadilho com uma pequena serenata nocturna de Mozart. Embora para Lisboa não fosse bem nocturna, uma vez que começou às 17h... de sábado gordo. Pensei para os meus botões, isto vai estar cheio de criancinhas mascaradas. Não estava. Então porque é que as levam para os concertos da Festa da Música #$%&/%$#? As crianças não têm culpa de se chatearem se não estão habituadas, nem de terem um poderoso dó de peito quando lhes dá para o choro em qualquer escala...Ai paizinhos & mãezinhas...
Adiante. Eles são gozões. Muito gozões, metem Nokias, Beatles, Gloria Gaynor e outros à mistura. Não trouxeram, contudo, os calções, mas não deixaram os créditos do Riverdance em pés alheios. Por isso, ao contrário do que já lhes perguntaram, se não achavam que estavam a gozar com a música clássica, foram peremptórios na resposta negativa (e cá por mim, tinha metido a cabeça da entrevistadora dento do piano e fechado a tampa, discretamente). Eles não gozam, o que manifestam é a própria vontade de rir por detrás da fachada e do status quo dos músicos, que afinal são gente como os outros, eles contentam-se com a nivelação e com o ok, não somos prodígios, mas para além de apreciar uma bela música não é tão bom sorrir às vezes? Destas vezes, às contas dos violinistas e pianistas, e das ideias feitas que músicas não se misturam e Mozart ou Beethoven (ou James Bond...) nunca deram uma sonora gargalhada.
Não só se recomenda (e ao DVD), mas precisa-se de mais, urgentemente. Eles já estão a trabalhar num novo projecto em que dão cabo duma orquestra. Be very afraid!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...