Pedras Rolantes

"A vida é aquilo que acontece enquanto estás demasiado ocupado a fazer outros planos" John Lennon



"You can't always get what you want, but sometimes, yeah just sometimes, you can get what you need" The Rolling Stones



segunda-feira, abril 06, 2009

As minhas aventuras na burocracia portuguesa


Tive o cuidado de não parafrasear o saudoso MEC ( nos tempos do Dinintel - aka medicamento que existiu no mercado até meados dos anos 80, altura em que foram expurgados todos os ditos dessa categoria, vulgo "fazem-emagrecer-assim-um-bocado-como-as-anfetaminas-com-os-efeitos-conhecidos-das-anfes") no título de um seu livro de crónicas As Minhas Aventuras na República Portuguesa.
Ainda sou do tempo em que ele era magro (porque será, I wonder...), e se candidatou ao parlamento europeu pelo PPM... pelo que a "republica" lhe deve ter sempre suscitado um digno interesse, pelo menos na onomástica geográfica de Portugal, no seu imbatível glorioso e nas suas gloriosas culinárias.
Então reposiciono-me, em relação á burocracia. Estamos no Simplex, não é? E no Magalhães etecetera. Verdade de La Palisse tresmalhada de Lei de Murphy. Portugal não muda, e se mudasse, seria sempre para pior.
O meu bilhete de identidade cometeu a inconfidência de caducar este ano, a 20 de Março. Como sou uma rapariga ponderada, em Dezembro comecei a pensar nisso, em Janeiro passou para a lista de coisas-a-fazer MESMO.
Já sabia de antemão esse terrível frisson: agarrar em 5 cartões e fazer um, iluminado. O elo mais fraco foi o BI, a caducar primeiro. Não iria por minha livre e espontânea vontade meter tudo num chip só por causa da informática técnica do nosso 1º. Teve que ser, mesmo.
Fui ao portal do cidadão confirmar os documentos. Reparei que já existia portal do cartão do cidadão, a partir de agora CC, com BI era mais fácil. Reparei que havia software para descarregar no computador, que requeria que o cidadão adquirisse também um terminal leitor de chip para fazer uma data de coisas que não estão ainda activadas... não explicava era como nem porquê, mas dava todas as credenciais da Microsoft e estudos estatísticos, que devem comprovar que moderno, mais moderno mesmo, só a nossa assembleia, pena é estar cheia de deputados...
Suspirei. Meditei. Oooooooom. Na parte de atendimento, pode-se saber como foi o afluxo de cidadãos na semana anterior perante a novidade, e até do próprio dia. Sempre. Sempre. Senhas suspensas. 300 números de espera em cada loja do cidadão. Oooooooom, qual quê.
De 5 em 5 anos, 2 a 3 meses antes de caducar, renovava o BI e perdia uns cms. Fui à Loja do Cidadão das Laranjeiras com pouca esperança, no dia 19 de Março (1 dia antes de. Sim. Eu).
Agradeço a São José a benção inesperada de ser um dia plenamente atípico. Vi e assentei todos os outros sítios onde poderia tentar ser atendida em Lisboa (ou grande Lisboa, já agora...); reparei que se podia fazer marcação e perguntei no balcão de informações. "Não está com muita pressa, pois não?". Estavam a fazer marcações para Junho... Por uma feliz coincidência, dois neurónios meus entraram em funcionamento, e aproveitei logo para marcar a próxima vítima ( o BI da minha Mãe caduca em Agosto). Boas acções destas, hein?
A verdade é que as senhas estavam suspensas mas já não faltava muita gente. Até ficar o espaço literalmente vazio não começou novo débito de papel. é claro que a rondar a máquina já estavam os mafiosos o costume eu-cheguei-1º. Na realidade, começou a desenhar-se uma fila para as senhas da fila... só ficaram 7 pessoas à minha frente.
Na espera, e estava um dia quentinho, vi as sras comporem-se, penterarem-se, pintarem-se e porem-se à fresca de alcinhas. Fotografia electrónica, assinatura electrónica (ficou um rabisco impressionante, mas ok), 12 euros sff. A sra que me atendeu estava perfeitamente zombie, e confundia código postal com telemóvel, ok (todas as pessoas no atendimento eram mulheres, detecto um padrão; até a chefe). Acho que troquei os indicadores electrónicos, ok. Também, hei-de ficar com um chip com 10 impressões electrónicas. Para quê? Não sei.
Só sei que me sentia mais à vontade quando aquilo se chamava Arquivo de identificação de Lisboa, e dependia do registo criminal, do que agora, que é do instituto dos Registos e Notariado. Aliás, como é que vou passar a escrever os atestados médicos? Lembrei-me agora... será que tb disponibilizam software da Microsoft?
Concluindo, continuo a andar com 5 cartões, um deles caducado, mais uma folha A4 com os dados do CC e outra que recebi em casa 1 semana depois e que tem tb... nada mais nada menos que 2 códigos (sendo o menor de oito dígitos) e 7 (sim sete, sete, sete!) PINs. #$%$#?
Em nome da simplicidade, com certeza... Ah, e se não perguntasse "quando é que o posso vir levantar", não ouvia, com tranquilidade "mais ou menos sessenta dias depois de receber a carta com as informações".
Nirvana. Absoluto. 12 euros. Quanto tempo demorará a caducar?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...