Pedras Rolantes

"A vida é aquilo que acontece enquanto estás demasiado ocupado a fazer outros planos" John Lennon



"You can't always get what you want, but sometimes, yeah just sometimes, you can get what you need" The Rolling Stones



segunda-feira, julho 19, 2010

Acromatopsia ou Invictus parte II

Colorblind / Overtone

And it's not just a game
You can't throw me away
I put all I had on the line
And I give and you take
And I played the high stakes
I've won and I've lost
But, I'm fine

Hear me say I'll rise up 'til the end
Hear me say I'll stand up for my friends
And I crash to the ground
And it's just my own sound
I drop in the blink of an eye
I'm colorblind

And your milky way fight
Won't stop my delight
You keep me and lock me away
And it's dark and it's bright
It's your colorful pride that kept me here 9000 days

Hear me say I'll see the sky again
Hear me say I'll drive for you my friend
There's a noise in the crowd
But it's just my own shout
A stumble I fall and I pray

Hear you say your eyes see green again
In the end we'll lived up holding hands
Yes, we'll spark in the night
We'll be colorblind
And these are the lives we gave

Hear me say I'll rise up 'til the end
Hear me say that I'll stand beside my friends
I won't stay on the floor
I will settle the score
A stumble I fall and I pray

Hear me say it's time we stop talking
Eye to eye we see a different face
Yes we we've conquered the war
With love at the core
A stumble I fall, but I'll stay
Colorblind.

Era suposto ser uma continuação directa do domingo passado, mas a vida também é feita de interruptores (umas vezes para cima, umas vezes para baixo), e coincidências.
No domingo passado vi o filme Invictus, sobre o qual tinha moderado as expectativas depois das críticas sensaboronas. Não me sinto tocada pela África do Sul, é uma terra de violência vã em que é dificil distinguir de que lado cai mais o preconceito. Também não me sinto  muito tocada pelo bichinho da trindade tuga (dos 3 Fs), embora possa como qualquer pessoa mandar bocas de treinador de bancada.
O filme excedeu as minhas expectativas; como já disse, dificilmente Clint faz de tarefeiro, sente-se logo a sua música, o seu Blues e a sua restless cozyness. Freeman faz o resto.
Vi antes do Mundial uma reportagem na SIC em que mostravam as cidades e as townships, ou seja, ajuntamento de brancos e ajuntamento de pretos. Antes podiam ser bairros de lata e hoje ter moradias, mas o principio da exclusão mútua mantém-se.
O rugby é desporto de brancos, jogado por cavalheiros como se fossem arruaceiros. O Football é desporto de negros, jogado por arruaceiros que pensam que são cavalheiros (e são pagos como estrelas). A cor/ raça - colorblind significa daltónico, mas neste caso é mesmo preto e branco a cores - nada tem a ver com o caso, mas o futebol arruaceiro move multidões no mundo. 
O rugby não. O volleyball também não. A Espanha aproveitou o lançamento de Barcelona 92 e começou efectivamente a apoiar os seus atletas. Muito mais que apenas no futebol. O nosso país de pobrezinhos que tem uma selecção / seleccionador /FPF que deviam ter um pouco de vergonha na cara e nas fuças do CR Jr, tem uma mole de bons atletas a viver "colorblind", á sua custa, comandantes das suas almas, Campeões em Rugby e Volley, em atletismo, aos bocadinhos, se não assusta.
A final de futebol foi aquilo a que nos habituaram os campeonatos no fim de época com a agravante de lá ser inverno. Como todas as finais (ainda bem que não chegou aos penaltys), não foi brilhante. A FIFA ainda esteve mais longe disso por uma carrada imensa de razões.

Madiba mandela, coincidência, tão pequenino hoje, tão grande antes, faz hoje 92 anos. Vejam bem se ele não foi mais sábio. Pela sua própria dor (da perda de um filho) descobriu que o VIH é o maior inimigo do seu país e não as guerras interinas. Não foi tarde demais. 46664 (nº de prisioneiro transformado em organização contra a SIDA).
Sou o comandante da minha alma. (que não tem cor de futebol)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...