Pedras Rolantes

"A vida é aquilo que acontece enquanto estás demasiado ocupado a fazer outros planos" John Lennon



"You can't always get what you want, but sometimes, yeah just sometimes, you can get what you need" The Rolling Stones



quarta-feira, setembro 22, 2010

para onde vamos, Vip?


Deixei ainda o Expresso debaixo da mesa (ou melhor, em lista de espera, uma vez que as bacoradas e politiquices do país nada têm de inesperado ou verdadeiramente novo). A minha imersão de volta à realidade trouxe-me a notícia online de uma gata que também apenas conhecia online, através de um blog de valentes salvadores e amigos de gatos, o Bichanos do Porto.
Caí na realidade de saber ao atrasado 4 dias, nesta era de redes sociais e banda larga em que já não se lê na diagonal mas em E, que a Vip morreu.
Mais uma vez, uma questão de cidadania, dignidade e responsabilidade. Como não me canso de citar, Ghandi disse que as civilizações se deveriam avaliar pela maneira como tratam os seus anciãos, crianças e animais.
Quanto ao nosso próximo, estamos conversados, destratamos, seriamente, seja fraco ou forte, saudável ou doente. O que interessa é ficar por cima.
Quanto aos animais, estamos na altura "fracturante" das "petições contra e petições pró" tourada, circo. As petições foram desvirtuadas de exercício de soberania e cidadania há muito tempo, por esta mesma internet que nos liga. Petição contra o encerramento do hospital D. Estefânia? Assinei. Contem comigo. Petição para o Rui Costa ser presidente do SLB, para controlar o colesterol do Marco Paulo, para  Mudastea entrar no dicionário, para  haver referendo "gay"... Dilui a importância do instrumento como voz social de causas mesmo importantes, que não são assim tantas.
A Vip era apenas uma gata em trabalho de parto quando um cidadão (ã) a atropelou e a deixou assim, para as bandas do Aeroporto Sá Carneiro. Quando a encontraram, fizeram uma cesariana de emergência; dos 6 filhotes que tiveram que ser reanimados, sobreviveram 4; 2 faleceram nos dias subsequentes.
A Vip não pode estar com os filhotes que sobreviveram nem dar leite; tinha demasiadas feridas para sarar, as patas tiveram que ser entrapadas por terem tecido exposto, e tinha uma larga área ferida que iria necessitar de enxerto de pele. Aparentemente foi uma doente cumpridora e ronronadora, apesar de pensos diários, demonstrando o seu agradecimento imediato e comendo com apetite.
Foi-se ganhando força e esperança. Mas por alguma razão, não conseguiu sobreviver à 2ª operação de enxerto de pele. Muita gente contribui directamente com soros, gaze, dinheiro, antibióticos, o que a Vip ia precisando. Muita gente se ia alimentando das noticias das suas refeições, ronrons e melhoras. Sobram-nos o Brasil (cinzento) e o Haiti (creme), bebés com nomes curiosamente simbólicos que crescem todos os dias. E aquela sensação de que animais somos todos, uns mais animais do que os outros, e longe estaremos de ser a espécie mais inteligente, ou diria mesmo, antropocentricamente, "humana", desta biosfera.
Tem dias em que me envergonho do rótulo sapiens sapiens, se a única coisa que sei é que me falta compreender muito. A Vip compreendeu certamente muito mais. Que te seja leve a viagem, tomes conta dos 4, sempre ao pé dos 2 botõezinhos que deixaste connosco.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...