Pedras Rolantes

"A vida é aquilo que acontece enquanto estás demasiado ocupado a fazer outros planos" John Lennon



"You can't always get what you want, but sometimes, yeah just sometimes, you can get what you need" The Rolling Stones



sábado, outubro 01, 2011

luto pelos masterchefs (contribuintes)

O contribuinte irrita-se (naturalmente) quando vê a Rtp. Mas regra geral, o contribuinte não vê a Rtp, até porque as séries podres de boas, que dão na Rtp2 (juro!) são a horas abstonças, desencontradas, para falhados da vida, etc. Apeteceu-me. Aqui a contribuinte, por mais que endeuse o Jon Hamm e os seus e suas Mad Men (& women), não está á espera das 22.45 mais meia hora menos meia. Os outro canais foram desqualificados de apresentar séries porque as atiram para as 2h da manhã (lembro-me de ver o CSI quando fazia urgência internas - bem pela noite dentro). Quando se é espectador do AXN/FOX/etc em versão desesperada (as séries boas são cada vez menos), está-se à espera do prime time, isto é, 21.30 / 22.15. Como as coisas vão, posso tb contemplar o horário do Jornal da Noite.
Ora voltando à coisa pública, vai daí a alguns anos que acharam "curtido" continuar aquela cena das maravilhas, estilo com chamadas de valor acrescentado (ok, tb se vota pela net) e verbo de encher para muitos serões.
Depois das 7 Maravilhas de Portugal, 7 Maravilhas de Portugal no mundo, 7 Maravilhas Naturais de Portugal, chegaram as 7 Maravilhas (versão 10ª sequela idiota do Tubarão) da Gastronomia...
Haveria muito a dizer da febre culinária na civilização ocidental em tempos de crise, entre Hell's Kitchen, Masterchef's, e, porque não afirmá-lo, de Pesos pesados (marca registada). mas não me apetece de momento. As 7 gastro, edição especial em Santarém, foram, como espectáculo, inolvidáveis. A sério, há muito que não presenciava nada tão foleiraço (o Filipe la féria pareceria um génio de mise en scène). Também podemos evocar Catarina & Malato + Cataplana. Fica mal.
Homenagem à cozinha portuguesa era ter ganho o Alentejo. Não se come tão bem como no Alentejo. Ok, concedo que em Trás-os-montes tb têm umas especialidades. O Alentejo tinha 1 em 21 especialidades finalistas; o Alentejo ganhou 0. Porque isto tinha mais a ver com o "prato da casa", uma vez que os discursos de agradecimento foram de confrades e promotores turísticos (o que inclui presidentes de câmara, junta de freguesia, e, se calhasse, o Isaltino).
O queijo da serra (da Estrela) como entrada? perdão? Então o queijo não é...queijo? Não! É entrada, como as alheiras! Ugh. A descrição dos pratos como prazeres do palato/malato, seres sexy na voz de Catarina não despertou a fome. Vieram chefes & chacais entregar prémios. Nós (Lisboa e arredores) ganhámos a Sardinha e o Pastel de Nata. WTF!? É isto a nossa herança mediterrânica? Isto e a epopeia do Bacalhau?
Duas coisas resumem tudo: não houve Alentejo (e sim leitão picante da Bairrada) e o arroz doce nem foi nomeado. Pim! 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...