O contribuinte irrita-se (naturalmente) quando vê a Rtp. Mas regra geral, o contribuinte não vê a Rtp, até porque as séries podres de boas, que dão na Rtp2 (juro!) são a horas abstonças, desencontradas, para falhados da vida, etc. Apeteceu-me. Aqui a contribuinte, por mais que endeuse o Jon Hamm e os seus e suas Mad Men (& women), não está á espera das 22.45 mais meia hora menos meia. Os outro canais foram desqualificados de apresentar séries porque as atiram para as 2h da manhã (lembro-me de ver o CSI quando fazia urgência internas - bem pela noite dentro). Quando se é espectador do AXN/FOX/etc em versão desesperada (as séries boas são cada vez menos), está-se à espera do prime time, isto é, 21.30 / 22.15. Como as coisas vão, posso tb contemplar o horário do Jornal da Noite.
Ora voltando à coisa pública, vai daí a alguns anos que acharam "curtido" continuar aquela cena das maravilhas, estilo com chamadas de valor acrescentado (ok, tb se vota pela net) e verbo de encher para muitos serões.
Depois das 7 Maravilhas de Portugal, 7 Maravilhas de Portugal no mundo, 7 Maravilhas Naturais de Portugal, chegaram as 7 Maravilhas (versão 10ª sequela idiota do Tubarão) da Gastronomia...
Haveria muito a dizer da febre culinária na civilização ocidental em tempos de crise, entre Hell's Kitchen, Masterchef's, e, porque não afirmá-lo, de Pesos pesados (marca registada). mas não me apetece de momento. As 7 gastro, edição especial em Santarém, foram, como espectáculo, inolvidáveis. A sério, há muito que não presenciava nada tão foleiraço (o Filipe la féria pareceria um génio de mise en scène). Também podemos evocar Catarina & Malato + Cataplana. Fica mal.
Homenagem à cozinha portuguesa era ter ganho o Alentejo. Não se come tão bem como no Alentejo. Ok, concedo que em Trás-os-montes tb têm umas especialidades. O Alentejo tinha 1 em 21 especialidades finalistas; o Alentejo ganhou 0. Porque isto tinha mais a ver com o "prato da casa", uma vez que os discursos de agradecimento foram de confrades e promotores turísticos (o que inclui presidentes de câmara, junta de freguesia, e, se calhasse, o Isaltino).
O queijo da serra (da Estrela) como entrada? perdão? Então o queijo não é...queijo? Não! É entrada, como as alheiras! Ugh. A descrição dos pratos como prazeres do palato/malato, seres sexy na voz de Catarina não despertou a fome. Vieram chefes & chacais entregar prémios. Nós (Lisboa e arredores) ganhámos a Sardinha e o Pastel de Nata. WTF!? É isto a nossa herança mediterrânica? Isto e a epopeia do Bacalhau?
Duas coisas resumem tudo: não houve Alentejo (e sim leitão picante da Bairrada) e o arroz doce nem foi nomeado. Pim!