Deva Premal
Viagem não tão negra assim. Cheia de formigas, que somos nós.
Depois há coisas pouco ocidentais como os mantras. Estilo New Age. A parte do nosso cérebro que processa a música é mais primitiva que a da fala. E ainda bem, senão não havia nada para dar graças.
Entretanto viajo no carreiro surpreendo-me com a minha própria diferença, em relação ao que era e ao que sou, em relação aos outros. Surpreende-me pensar que a maior propriedade ou qualidade de um ser vivo, de uma ameba a um físico quântico, é a sua elasticidade, a sua adaptabilidade dinâmica. Massa e energia. 3 dimensões de espaço e uma de tempo, nenhuma negativa nem igual a zero. Constantemente a mudar.
Talvez seja coerente agora dizer que os últimos vinte anos foram os mais fúteis da Humanidade. O que é que se descobriu, verdadeiramente, de lá para cá? Que Plutão já não é um planeta? Que o genoma humano foi todo codificado? E para que é que isso nos serve? Para que é que nos servem os disposables para usar e deitar fora com uma sensação de poder...pcs, impressoras, telemóveis, Ipods (nenhum, em verdade, uma descoberta, mais um desenvolvimento).
Os tais Terabytes de informação que o nosso pobre pequeno e todavia confuso cérebro não consegue processar? Para que precisamos de tanto lixo, se o conhecimento (prático) está à nossa beira (se alguém se lembrar)?
O mais triste é saber que, como as coisas estão hoje, culpa muito sabiamente apontada, não aos WASPs do costume, mas "aos homens loiros de olhos azuis". Estou a citar várias revistas e jornais. Mein Kampf, à venda na FNAC. Ou seja, aos funcionários ocidentais, mas não os latinos (não se vá confundir o orgulho bege), nem o Sr. Obama, nem os chineses, nem os indianos, nem os hispânicos (América latina, muitos degraus mais abaixo na hierarquia mundial que os castelhanos). Ah, e já agora, pelos vistos são só homens. O nosso primeiro está eliminado nas 3 categorias. Porreiro.
Drogam-se. Só pode. Os media, os lobbies drogam-se. Andam a "falar sob a influência" de qualquer coisa deveras estranha. É o que acontece com as vacas loucas. E com os priões. Adaptabilidade. Água quase tudo e cloreto de sódio. Yes we change (everyday). A velha teoria do fight or flight (luta ou foge). Eu, definitivamente, fight.