(12 de Março etc)
Estamos mal. Primeiro a geração rasca, agora à rasca. Pela nesga do contexto sociológico consigo caber nas duas e não me conformo. Parva que sou. O que é que Eu fiz para ouvir tantos nomes exdrúxulos? As outras gerações, nomeadamente as mais velhas, gostam de oscular com objectivos de género (género "picareta falante", etc), daí o status morbidus que foi chamar à juventude "rasca". Éramos o futuro, cambada! E com o passado que tínhamos por trás, podíamos esperar muito melhor.
Hélas, não veio. O povo luso congenitamente sofre de pessimismo sado-masoquista e sofrer por antecipação, carpindo como um crente em Meca (atenção, não quero insultar muçulmanos; acontece que só herdámos a choradeira). O tuga sofre de falta de convicções, escrúpulos, ou ambos, desde o dia em que veio ao mundo. E este ano não há campeonato de futebol lá fora.
Portantos, açambarcando os Deolinda (eu que gosto tanto do "Movimento perpétuo associativo"), os media atiraram ao ar a geração "à rasca". Acontece que nós, portugueses, crianças, jovens, filhos a viver com os pais, velhos, andamos TODOS à rasca. Muito à rasca. A menos que façamos parte do pacote de "boys" que nunca está à rasca.
Não sou de manifs, muito menos convocadas pelo facebook. É a continuação do nosso fado, a falta de convicções. Foram passear para a Av. da Liberdade, que ir passear para o Colombo fica caro. Muita gente. E depois? Depois, fizeram grupos, comissões e deliberações para pensar na manif. Parece a Assembleia a trabalhar, vindo de um povo alegadamente farto dos políticos.
Tirem a venda dos olhos, nós gostamos de ser enganados todos os dias, vide negócios do estado, que vende imóveis ao estado e ficar a pagar renda ao estado...e chamam-lhe "imaginação financeira". Está bem. São estes bacanos que gerem o nosso dinheiro, o multiplicam e o saqueiam.
Isto não vai lá com gerações ou manifs, camaradas. Nem com Luta & Alegria. Não vale a pena exortar o 25 de Abril, a situação é muito pior, estamos muitíssimo mais atascados. O país e o mundo estão precários, a recibo verde.