Pedras Rolantes

"A vida é aquilo que acontece enquanto estás demasiado ocupado a fazer outros planos" John Lennon



"You can't always get what you want, but sometimes, yeah just sometimes, you can get what you need" The Rolling Stones



domingo, agosto 23, 2009

este rio que eu canto

Ai, ai, esta vai ser curta mas boa. Junho, CCB. 2 noites seguidas de aplausos de pé. Camané acompanhado por Mário Laginha, Orquestra Metropolitana de Lisboa, e o seu trio do costume.
O pobre Laginha vinha de pé engessado, de modo que não pode contorcer-se ao piano como é costume, mas a música foi uma maravilha. Música e letra, por acaso. Chamam ao Camané "príncipe do fado", dizem que é ele o herdeiro da Amália.
Discordo por completo:
1º, a monarquia está em desuso, ele é bom porque tem boa voz, dó de peito & ainda... belíssimo trio de acompanhantes, sendo que não deve ser comum um contrabaixo no fado... uma escolha dedicada de letras e músicas.
2º ele não é fadista, ele canta bem qualquer coisa e tem um timbre particular (Humanos, António Variações, Xutos!); correndo o risco de ser chacinada em praça pública -ah brandos costumes, poucas ofensas...- digo que o Variações foi um grande fadista. Verdade! Que dizem as suas letras se não fado?
3º não tenho respeito nenhum pela Amália, pelo simples facto de nunca a ter ouvido cantar. Ponto. Aquilo já não era cantar. Quando era nova cantava, mas onde é que está o superlativo da coisa? Melhor que todos os outros fadistas da mesma geração? Não me parece...
4º isso desfaz os supostos herdeiros, que têm a sua própria atitude e não se convêm com o antigamente.
Bem sei que é ano de homenagem (fúnebre), 10 anos sem Amália...para aproveitar a boleia da candidatura do Fado à UNESCO. Os cámones gostam, os nacionais é conforme. Eu gosto de alguns intérpretes, de outros não, tanto no masculino com no feminino e o Camané tem tudo a seu favor. Não precisa de ser o capo de tutti capi. Basta cantar.
O fado é um poema de desespero em que alguém pegou, lembrando-se dos velhos minaretes do Al-Andaluz, para cantar os seus males e para, chorando, não os espantar.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...