Até parece que ando com grande poder implicativo contra as nossas gloriosas EPs que nos tomam conta da casa... ou era suposto. Estes caramelos, estando anexados a essa grande empresa petrolífera que enriquece tugas todos os dias é suposto trazerem em segurança o gás natural até às nossas casas (nossas, do banco, do governo, do hedge fund, da Islândia, de Jesus Cristo que não percebia nada de finanças...). Pois.
Aí há uns anos decidiram com a coisa dos pipelines, mudar o gás de cidade para gás natural. E mudaram. Para o prédio não explodir, na altura, fizeram alterações nos contadores, puseram válvulas novas, mudaram fogões que não eram compatíveis. E o gás gaseou.
Bastantes anos depois (não me lembro se antes ou depois do prédio de Setúbal ter ficado com uma nova penthouse), a GDP, GDL agora Galp Energia lembrou-se de ver se as casas para onde tinha bombeado o gás tinham fugas... sei lá, para aí 10 anos depois ou coisa. Metade do prédio ficou com o gás cortado.
Este ano, depois de muitas tentativas para encontrarem o "montante" - não sei se foram lá ter com uma forquilha ou se levaram aqueles pobres canariozinhos amarelos das minas - descobriram!... o prédio inteiro tem fugas...a montante. Nestes últimos 10 anos conseguiu não explodir nem cheirar a gás. Já aconteceram outros disparates, mas esse não.
Este prédio tem pelas minhas contas 25 anos, e não é um prédio, são 3 - é um lote todo junto com comunicação interior em todos os andares. Por alto, 72 inquilinos. Sem gás há uma semana. Não tenho fogão eléctrico. Tenho micro-ondas pequenino e chaleira eléctrica. Onde quero chegar é que o fim de semana não foi frio, foi gelado. E na Sibéria as pessoas também se lavavam quando não havia água quente... como, meu Deus, como?
Duche de água gelada? Era incapaz. Hoje lavei a cabeça com muita calma. Enchi um bocado o lavatório com água semi-quente au micro-ondas e meti a cabeça lá dentro. Os meus neurónios ainda estão a hibernar. Acabei por decidir que shampôo x2, amaciador e máscara só mesmo atordoada, água fria, vinde a mim! As revistas de moda & cabelo não estão sempre a dizer que o amaciador/máscara é para tirar com água fria. Experimentem quando souberem que nas Penhas Douradas vai estar -1ºC. Ainda se estivessem 40º á sombra...
É uma experiência que nunca vou esquecer e quero agradecer pessoalmente à Galp Energia por tanta energia térmica e tão pouca cinética (nos carros), sem esquecer, é claro, o perturbadíssimo Administrador do Condomínio nº 26-28-30 que, de certeza, benzó Deus, tem gás em casa.
PS:Ah, é verdade, enquanto andaram a arranjar o estaminé, o incolor inodoro etc gás cheirava em todo o lado, janelas abertas, clima ártico.
Como compensação deviam oferecer viagens aos trópicos, quando os condónimos descongelarem, lá mais para a Primavera.