Pedras Rolantes

"A vida é aquilo que acontece enquanto estás demasiado ocupado a fazer outros planos" John Lennon



"You can't always get what you want, but sometimes, yeah just sometimes, you can get what you need" The Rolling Stones



domingo, outubro 26, 2008

Àcerca da Dor dos Outros

Depois de On Photography e Ilness as a Metaphor e AIDS and its Metaphors, Susan Sontag escreveu em 2003 um ensaio sobre a maneira como reflectimos sobre a Dor dos Outros, sendo aqui dor significado de agonia, atrocidade, calamidade, holocausto, guerra. Sobre o significado do "aqui e agora" dos media e a passividade assumida dos espectadores / consumidores.
A página 103 não deve estar obviamente legível senão à lupa, por isso, dou uma ajuda
"(...)('Nunca esquecer.') Provavelmente demasiado valor é atribuído à memória e muito pouco ao pensamento. Lembrar é um acto ético, tem valor ético em si e por si. A memória é, dolorosamente, a única relação que podemos ter com os mortos. Logo, a crença da recordação como um acto ético é profunda na nossa natureza humana; sabemos que vamos morrer e choramos aqueles que no decurso normal da vida morrem antes de nós -avós, pais, professores, amigos mais velhos. A falta de compaixão (Heartlessness) e a amnésia parecem caminhar juntas. Mas a História envia-nos sinais contraditórios àcerca do valor da recordação / lembrança ao longo de uma era de história colectiva. Simplesmente há demasiada injustiça no mundo. E demasiadas recordações (de ódios/ tristezas antigas - Sérvios, Irlandeses) que azedam. Fazer (construir) a Paz é Esquecer. Para reconciliar, é preciso que a memória seja selectiva e limitada.
Se o objectivo é arranjar algum espaço onde viver a nossa própria vida, então é desejável que a "conta (corrente)" de dores específicas se dissolva num entendimento mais geral de que os seres humanos em todo o lado fazem coisas terríveis uns aos outros".
E acrescento eu, a isto chama-se crescer (cada vez mais dificil e incontornável). Somos anjos, somos diabos, somos bons, somos maus, ou qualquer coisa no meio? Encontrando o equilíbrio, como uma fera na selva.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...