Pedras Rolantes

"A vida é aquilo que acontece enquanto estás demasiado ocupado a fazer outros planos" John Lennon



"You can't always get what you want, but sometimes, yeah just sometimes, you can get what you need" The Rolling Stones



quinta-feira, outubro 09, 2008

Lose Yourself


É dificil  perceber nesta imagem, mas está lá o périplo todo de McCandless até à cordilheira do Alasca de que faz parte o monte Denali ou McKinley. É dificil perceber, porque á escala da América do Norte é tudo tão enorme, que até o Alasca não parece relativamente tão grande. Ao perto é ainda maior quando se começa a descobrir nos mapas e na net que entre o ponto A e o ponto B não há nada, só natureza no estado puro, o que pode ser deveras perigoso.
McCandless preparou-se durante dois anos para a grande missão. Renegou a sociedade e os seu valores materialistas, capitalistas e vários istas (tinha acabado Antropologia, ia seguir Direito) e pôs-se a caminho. Literalmente desapareceu. A família nunca mais soube dele. Foi buscá-lo ao Alasca. Andou pelo Oeste Selvagem e daí a minha pergunta, porque raios o oeste não foi suficientemente selvagem para ele, não lhe chegou?
"I need not necessarily to be strong, but to feel strong"..."...to measure yourself at lest once, to find yourself at least once in the most ancient of human conditions"

Numa vida de estudante romanceada por Tolstoi, Thoreau, Twain, Pasternak e Jack London, de quem fugia McCandless? Não tinha qualquer documento identificativo, doou o dinheiro das propinas, desenrascava-se com trabalhos temporários, à margem e como "parasita voluntário" da sociedade moderna que tanto criticava.

Queria chegar à verdadeira floresta, á verdadeira natureza, não adulterada, não contaminada, em condições semelhante às dos outros seres vivos?

Errado. Tinha uma espingarda para caçar, tinha umas sacas de arroz, tinha livros (não práticos, de filosofia e romances) e um mapa velho e puído. Nas mesmas condições primitivas, podia ter improvisado uma bússola, mas ele quis "perder-se na natureza", suspeito que para nunca mais voltar. Pergunto eu, que nunca fui a lado nenhum, porque é que não levaste toneladas de sal grosso? 2 boas aplicações - conserva o alce e derrete algum gelo. Meu, porque não te treinaste, nem pensaste que viver com a natureza é uma luta dos mais fortes e tu estavas mesmo na pontinha da lista, já com 2 anos de subnutrição em cima em vez de músculos e alegre chichinha palpitante. A gordura aquece. Não quiseste saber de caminhos. 2 anos de vadiagem e zooom, pela tundra adentro coisa pouca, só ninguém a toda a volta.
Que querias dizer, que querias encontrar? Porque antes de mais nada, no coração do viajante está o desejo de se encontrar a si próprio. O que foi que encontraste? A arte da fuga? O desejo do fim? A poeira das estrelas feita alma de gente? O Universo infinito e eu aqui um grão de areia?

O Alasca era o sítio onde podias literalmente fugir do mundo, porque a ideia que me aterrorizou muitos meses mais tarde de ter visto o filme e lido o livro, é que lá há certamente muitos sítios onde o mundo não chega e onde a palavra sozinho peca por defeito.

Isso implica uma vontade grande de perguntar à aurora boreal: será que eu existo ou és tu que existes; de olhar para o céu, no caso, na curta noite e sentir a terra a girar. Sentiste a Vida a girar? Sentiste o sentido ou a falta dele? Sentiste o norte ou o desnorte? O selvagem ou o fim? Passaste a barreira para além da qual as coisas corriqueiras deixam de fazer sentido? Tentaste sobre-viver?

Isso implica uma dúvida latente sobre a necessidade de ser, de viver, de afirmar que respiras? Será que fazia parte dos teu planos sobreviveres ao lado selvagem ou seres engolido por ele? Desde o princípio, ou quando sentiste a verdadeira relação de forças? Sentiste-te esmagado? Sentiste que não havia razão para voltar? Ou foram as acumulações de pequenos erros que alguém não treinado achou que podia suportar?

Christopher McCandless perdeu-se / libertou-se no lado selvagem. Muita gente dá demasiada importância aos erros que ele cometeu e não vê a beleza do filme e da fotografia, não sente a tristeza da descrição das etapas do livro. Porque foram cometidos realmente erros estúpidos e McCandless tinha uma vida inteira à sua espera.

Os heróis românticos são, essencialmente, estúpidos, porque não têm tempo para ser cobardes, têm pressa em chegar, em fazer, em dizer e não em pensar no melhor caminho. Têm que deixar história e obra feita, têm que conquistar e ser conquistados, deixar transbordar o coração, nem que seja até parar. Não interessa que doa e que uma incrédula família seja chamada para reconhecer o cadáver do filho 2 anos depois. Ele escreveu a sua história.

McCandless, foste um grande estúpido. O que é que tinhas de tão precioso para provar a ti mesmo? Podias ter escolhido ser poeta. As cartas de amor também são. Ridículas.

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