Pedras Rolantes

"A vida é aquilo que acontece enquanto estás demasiado ocupado a fazer outros planos" John Lennon



"You can't always get what you want, but sometimes, yeah just sometimes, you can get what you need" The Rolling Stones



quinta-feira, agosto 25, 2005

18.8.05 - Cinefilía: "A Ilha"

Fui ver a Ilha com uma pulseira azul no braço. Agora é moda. Ao que parece, nos states os "action movies" é que deixaram de dar $$$. No caso concreto, o produtor ( o mesmo d'O Gladiador, por acaso), disse a bandeiras despregadas que os protagonistas (ainda) não eram estrelas de 1ª grandeza...
Parece-me estranho que digam isso de Ewan McGregor, o nosso Obi-Wan charrado do Trainspotting que até sabe cantar e dançar. E isto no mainstream. Sinceramente, até quase que pagava para o ver de kilt...
Quanto a Scarlett Johansson, apesar de não gostar do loiro falso, é inegável o charme desde o Encantador de Cavalos até o Amor é um Lugar Estranho.
Obviamente que nem um clone dos supracitados podia assemelhar-se a Bruce Willis ou Schwazenegger. É precisamente por isso que a Ilha não é Armageddon ou Pearl Harbour.
A ideia é extremamente inovadora e joga com a nossa ética nos limites. Depois há kiss kiss bang bang, mas também isso está salvaguardado no próprio argumento, que fixa a inteligência emocional dos agnatos nos 15 anos.. o que estavam à espera, sinceramente? Michael Bay também tem 15 anos (assim como os seus fiéis angariadores): quem é que acredita que, se houver um meteoro em rota de colisão com a terra, estão dois, repito dois shuttles prontos e não incineráveis para salvar a humanidade?
A ingenuidade dos 15 anos de Lincoln e Jordan é muito mais verossímil - como eles se divertem/aprendem numa espécie de evolução mágica e violenta da power-box, é apenas lógico que se defendam pregando um adversário à porta com muitos muitos pregos.
É também muito interessante a ideia de que os tecidos/orgãos não se desenvolvem sozinhos, precisam de um organismo completo, e a de que uma célula somática tem capacidade de aprender (para além do programado).
O filme levanta aspectos, que se não se estão já a passar hoje, não estão a 10 anos de futuro. E é precisamente por ser tão adolescente que capta os que são capazes de o reconhecer, e não a presente geração de playstations.
Esse é que é o verdadeiro inimigo dos blockbusters modernos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...